quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hoje se inicia a Novena à Santa Teresinha! “ Minha vocação é o amor”

Padroeira das Missões
No dia 14 de dezembro de 1927, o Papa Pio XI proclamou "Santa Teresa do Menino Jesus padroeira principal de todos os missionários, homens e mulheres, e de todas as missões existentes em toda a terra, com São Francisco Xavier e com todos os direitos e privilégios que convêm a este título".
Terezinha nada realizou que merecesse aplausos do mundo. Deus a convidou a realizar miudezas, coisas insignificantes. Deu-lhe a missão de nos lembrar o valor dos "pequenos nadas".

Chamou-a para que ela nos revelasse a estrada do abandono em Suas mãos. E Terezinha não decepcionou o seu Bem-Amado. Ela nos mostra o quanto é salutar aceitarmos nossos próprios limites e assumir a nossa pequenez, sem nos envergonharmos de nossa humanidade. Nada há de extraordinário na vida dessa monja. O que há de especial em Teresinha é a simplicidade com que amou a Deus.
Nunca pôde deixar o seu Carmelo para ir evangelizar em terras distantes, embora tenha acalentado o sonho de ir para o Oriente e ali viver sua vocação ao amor. Seu desejo de ser missionária era tão intenso que chega a confessar que não desejava sê-lo somente durante alguns anos, mas desde a criação até a consumação dos séculos. Além do mais afirma que uma só missão não lhe bastaria. Manteve correspondência com dois missionários, a quem extravasava seus ideais de partir em missão.

O ardor missionário de Teresinha se manifesta no seu zelo em salvar almas, isto é, conduzir as pessoas a Deus, fazendo-as cientes do quão são amadas pelo Senhor Misericordioso. Sua missão é fazer Deus amado, adorado, por seu amor, por sua bondade. No Carmelo compreendeu que sua missão era "fazer amado o Rei do céu, submeter-lhe o reino dos corações..."

Terezinha amplia o conceito de missão, levando-nos a compreender que, pela oração, também podemos nos tornar missionários.

A oração é o sustento da ação missionária. A eficácia da evangelização depende da união com Deus. O trabalho de um apóstolo será mais eficaz se ele for um contemplativo. Um contemplativo será tanto mais autêntico quanto mais apostólica for sua intenção.

Neste sentido, Teresinha foi uma apóstola, uma autêntica missionária pois ajudou, pela oração e por sacrifícios, os missionários, participando de seus trabalhos através de seu coração solidário, sedento de conduzir as pessoas ao conhecimento do amor misericordioso de Deus.

Para a Padroeira das Missões, a oração é uma arma invencível que Jesus lhe deu para tocar as pessoas. Muito mais que as palavras, a oração sensibiliza, testemunha, conforta e transmite esperança. Nossa vida de oração poderá estimular a santificação das pessoas através da atenção aos sinais da presença de Deus nos acontecimentos. A Santa de Lisieux nos ensina por sua vida que a contemplação é o alicerce da missão. É necessário cultivar uma espiritualidade substanciosa, radicada no Evangelho, marcada pela necessidade de estarmos na presença de Deus numa atitude de adoração e escuta. Missão que não é sedimentada na oração não oferece resultados.

Santa Terezinha, padroeira das missões, intercede junto a Jesus por todos os missionários e missionárias, por aqueles que deixam suas famílias para anunciar o Evangelho em terras distantes. Para que possamos entender que todo cristão é chamado a ser missionário em sua própria família, em sua escola, em seu trabalho. Anunciar, evangelizar, espalhando a boa notícia de Jesus é tarefa de todos!

Novena das Rosas - Novena Milagrosa de Santa Terezinha do Menino Jesus

Se você está correndo algum tipo de perigo, vivendo momento de aflição ou angústia, faça a Novena Milagrosa de Santa Terezinha das Rosas. Diz a tradição que, após a Novena, a pessoa receberá de alguém, de uma maneira bem inesperada, uma rosa, sinal de que seu pedido será atendido pela querida e poderosa Santa Terezinha das Rosas.

Reza-se diariamente durante a novena

Santíssima Trindade, Pai, Filho e espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra.

E pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (... faça aqui o pedido ...) se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma.

Rezam-se em seguida

24 vezes "Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém!"

Pode-se acrescentar a cada "Glória ao Pai", a jaculatória

"Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!"

E para finalizar

1 Pai-Nosso

1 Ave Maria

Fonte: http://www.santuariosantaterezinha.com.br/

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

OLHAR MISSIONÁRIO: Crise na Somália - 400 mil crianças em risco


(Fonte: CNBB)
CRISE NA ÁFRICA PODE MATAR 400 MIL CRIANÇAS SOMALIS

A crise de fome, seca, conflitos e alta dos preços dos alimentos continuam a castigar o Chifre da África (região Nordeste do continente que compreende países como Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti eEritréia). A crise na Somália, por exemplo, já matou 30 mil crianças de fome e já é considerada a pior dos últimos 60 anos.

Aproximadamente 400 mil crianças somalis podem vir a morrer de fome em breve se nenhuma medida urgente for tomada. As informações são da agência de notícias Associated Press. A advertência foi feita após a visita do secretário de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, Andrew Mitchell, à capital da Somália, Mogadíscio.

O ministro se reuniu com líderes do governo local e com representantes de grupos humanitários internacionais. Esta foi a primeira vez que um ministro britânico visitou a cidade nos últimos 18 anos. No país vizinho, Quênia, Mitchell disse que a Grã-Bretanha doará ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) o equivalente a mais de 41 milhões de dólares em ajuda adicional.

A falta de ajuda alimentar deixa 3,6 milhões de pessoas sob o risco da fome no sul da Somália. No total, mais de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da estiagem, a pior em décadas. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

A CNBB e Cáritas Brasileira (organismo vinculado à CNBB) estão organizando uma campanha humanitária em favor dos países africanos.
 
Num esforço para contribuir com ajuda humanitária local, os recursos obtidos com as coletas de todas as missas da Paróquia Bom Pastor de Alphaville , do próximo final de semana, dias 24 e 25 de setembro, serão em prol das vítimas da Somália.

Venham todos participem e façam suas doações ,contamos com a presença de vocês e de seus amigos.

domingo, 18 de setembro de 2011

SUPERAR A JUSTIÇA HUMANA

A parábola dos trabalhadores ou do patrão generoso nos deixa intrigados, porque mostra que os pensamentos de Deus são diferentes dos nossos e a lógica do reino contrasta com a nossa. Jesus com frequência nos desconcerta com suas parábolas e ensinamentos.

A bondade do patrão supera a justiça humana. Nós costumamos ser calculistas: trabalhou tanto, merece tanto. Jesus, ao contrário, pensa na necessidade de cada um. A parábola diz que o patrão pagou uma diária a cada trabalhador, o necessário para viver o dia – direito que todos têm, independentemente deste ou daquele emprego. Se alguns empregados da parábola não trabalharam mais, o motivo disso é não terem sido contratados antes, estarem aguardando alguém que os contratasse.

A lógica do reino questiona a lógica humana. Não raro a palavra de Deus provoca uma inversão de valores. Deus é imprevisível em suas opções: escolhe o último, o pecador, o fraco. Para ele, não existem categorias: os que chegaram primeiro, os que fizeram mais. Tudo é generosidade e misericórdia do patrão justo, que supera os critérios humanos. Deus não é injusto por ser generoso.

A salvação é dom de Deus, não mérito nosso. O ingresso no reino de Deus não depende tanto de nossa fidelidade às práticas religiosas, da frequência desde crianças a uma comunidade. Muitos pensam que têm mais mérito diante de Deus porque são fervorosos em práticas devocionais. Se falta amor e justiça na vida cotidiana, pouco vale a vivência devocional. Queremos superar a “religião dos méritos”.

O discípulo de Jesus, com a celebração eucarística, vai se familiarizando com a lógica de Deus, baseada na generosidade, vai se comprometendo com ela. Não importa se é trabalhador da primeira ou da última hora, todos são admitidos à mesma mesa e recebem a mesma palavra e o mesmo pão. O Pai, justo e bom, não nos trata de forma mesquinha, conforme nossa eficiência, mas na proporção da ternura do seu coração.

Pe. Nilo Luza, ssp

domingo, 11 de setembro de 2011

ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS

A vida terrena de Jesus e seu ensinamento foram marcados pelo perdão generoso, incondicional e sem limites.
Se somos nós a errar e ofender alguém, ele deixou claro como é fundamental reconhecer a própria culpa e pedir perdão. Mas o que sempre pedimos a Deus na oração do pai-nosso nos leva a pensar sobre como agimos quando são os outros a nos ofender. “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
Jesus diz que não basta perdoar sete vezes. Sete é um número simbólico, que faz pensar num perdão generoso e perfeito, porém limitado. O Mestre ensina um perdão sem limites, um perdão de perder a conta ou, melhor dizendo, um perdão de quem não fica calculando.
Deus certamente não nos perdoa com a medida que nós, em nossa debilidade, usamos para perdoar, pois seu perdão será sempre infinitamente superior ao nosso. A “enorme fortuna” da história são 10 mil talentos, muitas toneladas de ouro, a quantia que o general romano Pompeu tirou da Judeia em 60 a.C. Valor bastante desproporcional, considerando os cem denários, menos de 30 gramas de ouro, que o escravo não consegue perdoar ao companheiro. Somos perdoados por tantas coisas e podemos não conseguir perdoar por tão pouco.
Mas, se não somos nós a limitar o perdão de Deus, a questão é: será possível sentir de fato o perdão incondicional de Deus para conosco, se não conseguimos perdoar quem nos ofende? Como é possível experimentar um Deus infinitamente bom e misericordioso e, ao mesmo tempo, condenar aqueles que também são objeto do perdão divino?
Jesus quer seguidores conscientes, que pratiquem o perdão sem limites. Pois, se nas quedas houver perdão, haverá também força para levantar-se. E as relações serão gratuitas.
E se Deus continua amando seus filhos incondicionalmente, quão diferente seria o mundo se nós, cristãos, experimentássemos de fato seu perdão. “Perdoai-nos, Senhor, como nós perdoamos” continua sendo um desafio.


Pe. Paulo Bazaglia, ssp

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que é a Bíblia para nós

Em setembro no mês da Bíblia vamos saber um pouco mais sobre seu conteúdo divino .Algumas perguntas e respostas para você aprofundar seu conhecimento sobre a Sagrada Escritura.

Gostaria de lembrar da Campanha que a nossa comunidade está realizando. Que é a arrecadação de Bíblias para serem doadas às crianças que freqüentam a catequese nas paróquias vizinhas. Convido a todos para participarem desta Campanha a fim de que mais crianças possam ser evangelizadas, através da palavra de Jesus Cristo.

Senhora Bíblia, é verdade que São Jerônimo a escreveu?

Não foi um só homem que me escreveu, foram muitos, mas todos foram inspirados pelo Espírito Santo.

Porque a Senhora foi escrita?

Para contar o passado aos nossos filhos. Para anunciar o futuro que Deus está nos preparando e mostrar no presente que Ele está caminhando conosco.

Quanto tempo vou levar para conhecer tudo o que a Senhora tem para nos ensinar?

Se você dedicar meia hora por dia, lendo 4 ou 5 capítulos, dentro de um ano você me conhecerá por inteira.

Só um ano?

Sim muito menos tempo que você gasta com outras leituras, e olha o que eu tenho a lhe oferecer são palavras de vida eterna!

Existe alguma diferença entre a Senhora e as Bíblias de outras religiões?

Sim existe. Depois de alguns séculos, a Igreja Católica definiu a forma final da Bíblia, com os seus 73 livros (46 do Antigo e 27 do Novo Testamento). A Bíblia não católica tem apenas 66 livros. Lutero, no século XVI, e, principalmente seus seguidores, rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, 1 e 2 Macabeus, além de partes dos livros de Ester e Daniel.

Agora entendo! É por isso que a Bíblia católica contém mais livros do que a Bíblia não católica. Mas, Dona Bíblia, por que a Bíblia católica tem mais livros?

A Bíblia católica adota o índice (cânon), chamado Alexandrino ou dos Setenta. Eu explico:
Em Alexandria, no Egito, cerca de 200 anos antes de Cristo, já havia uma influente colônia de judeus vivendo em terra estrangeira e falando grego. O rei do Egito, Ptolomeu, queria ter todos os livros conhecidos na famosa biblioteca de Alexandria; então mandou buscar 70 (setenta) rabinos, para traduzirem os Livros Sagrados hebraicos para o grego, entre os anos 250 e 100 a. C.. Surgiu, assim, a versão grega chamada Alexandrina ou dos Setenta, que a Igreja Católica sempre seguiu.

Não é o mesmo índice (cânon) adotado pela Bíblia não católica?

Não. A Bíblia não católica adotou o índice (cânon) do Sínodo de Jâmnia
No ano 100 da nossa era, os rabinos judeus se reuniram no Sínodo de Jâmnia, no sul da Palestina, a fim de definir a Bíblia Judaica. Isto porque, nesta época começavam a surgir o Novo Testamento com os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos, que os judeus não aceitaram. Nesse Sínodo, os rabinos definiram como critérios para aceitar que um livro fizesse parte da Bíblia, o seguinte:

1. O livro deveria ter sido escrito na Terra Santa;

2. Escrito somente em hebraico (nem aramaico e nem grego);

3. Escrito antes de Esdras (455 – 428 a.C.);

4. Sem contradição com a Tora ou a Lei de Moisés.

Essas são as razões históricas da diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia não católica.

Dona Bíblia, quantos esclarecimentos importantes a Senhora está nos dando. O que é VULGATA?

O Papa São Dâmaso (366-384), no século IV, pediu a são Jerônimo que fizesse uma revisão das muitas traduções latinas que havia da Bíblia, o que gerava certas confusões entre os cristãos. São Jerônimo revisou o texto grego do Novo Testamento e traduziu do hebraico o Antigo Testamento, dando origem ao texto latino chamado Vulgata, usado até hoje.
Assim, VULGATA é o nome dado à tradução latina da Bíblia, feita por são Jerônimo, a pedido do Papa. Talvez seja por isso que algumas pessoas se confundem e afirmam que foi são Jerônimo quem escreveu a Bíblia.

Dona Bíblia, muitas pessoas dizem que não a lêem, pois a acham difícil e complicada. A Senhora realmente é difícil e complicada?

Nossa! Que bobagem! Não sou nem difícil e nem complicada.
O que acontece é que muitas pessoas procuram ler-me como se eu fosse um livro de história, e essa forma de ler não é correta. Para me entenderem, as pessoas deveriam me ler como se estivessem fazendo uma oração.

Lê-la como se estivesse fazendo uma oração? Rezando? Como assim?

Então...., como nós sabemos os meus livros foram escritos por diversos autores, mas todos inspirados por Deus.
Por isso, quando vocês me lerem, devem entender que a leitura da Bíblia é como um diálogo que Deus tem com cada um de vocês, que procuram descobri-lo e também descobrir seu plano de amor para todo o seu povo.

Você pode dar algumas pistas de como esse diálogo, essa leitura orante se transforma em oração?

Claro que sim! E com prazer!
Antes de começar a minha leitura, vocês devem:
- Invocar o Espírito Santo;
- Criar um ambiente de recolhimento
Devem também:
- Ter sempre em mente que os meus livros são a palavra de Deus.
- Se colocarem abertos à palavra, para: enxergar, saborear e agir.
Lembrem-se das palavras de Maria: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Puxa! Que interessante! Você gostaria de dizer mais alguma coisa sobre esse assunto?

Gostaria sim!
Gostaria que todos entendessem que um momento de leitura da Palavra de Deus e de escuta do que Ele nos diz pessoalmente, a leitura orante, não pode ser somente um momento de estudo, nem um tempo para se conhecer a história.
A leitura orante dos meus livros é antes de tudo, para viver melhor o Evangelho de Jesus.

Muito obrigado Bíblia.

De nada, mas antes de me despedir gostaria de lembrar mais uma vez da campanha que a nossa comunidade está realizando. Que é a arrecadação de Bíblias para serem doadas às crianças que freqüentam a catequese nas paróquias vizinhas. Convido a todos para participarem desta campanha.

sábado, 3 de setembro de 2011

O mês da Palavra de Deus o que é a Biblia para nós.

Para a Igreja Católica, o mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus e a celebração do Dia da Bíblia. “Como posso entender se não há alguém que me explique” (At 8,31)

Para conhecermos um pouco mais a Biblia, A BIBLIA FALA.

A leitura orante da Biblia é como um colírio:limpa os olhos embaçados,para que se comece a enxergar com os olhos de Deus.Para que a Leitura Orante da Biblia seja uma oração frutuosa,faça a leitura seguindo os seguintes passos:

1-Faça se em mim a tua palavra:O momento da Leitura orante da Biblia não é um momento de estudo nem um tempo para realizar um trabalho pastoral,ou adquirir mais conhecimento.É, antes de tudo,um momento de ler a palavra de Deus e escutar o que esta palavra tem a nos dizer para melhor viver o Evangelho de Jesus Cristo.Nesse momento é necessario ter a atitude que o velho Eli recomendou ao menino Samuel:"(...) Fala,Senhor, que teu servo escuta (...)" (1º Sm 3,9).Esta tambem foi a atitude de Maria. " Faça-se em mim segundo a tua palavra"(Lc1,38).

2- Invocar o Espirito:É o momento em que se deve estar aberto a docilidade do Espirito Santo.Escutar Deus não depende da pessoa,mas Dele.É um momento de gratuidade por parte do Pai.Para isso é preciso um preparo vigilante na oração,no silêncio para descobrir o sentido que a palavra de Deus tem para cada um ,hoje.

3- Criar ambiente de recolhimento:É o momento do silêncio.Lugar de recolhimento.Ler a Biblia é como visitar um amigo.Os dois exigem o maximo de atenção,respeito,amizade,entrega e escuta atenta.Uma boa posição do corpo,favorece o recolhimento da mente.

4- Receber a Biblia como livro da Igreja:Ao abrir a Biblia deve-se estar conciente que esse livro não é propriedade pessoal,mas da comunidade.A leitura orante é o barco que nos conduz pelas curvas do rio até o mar.É luz que ilumina as noites escuras da vida.

5-Ter uma correta atitude interpretativa diante da Biblia:Para isso deve-se estar atento a 3 passos ou atitudes:

1º Conhecer,respeitar,situar,ver o que o texto diz.Para isso é importante manter o silêncio,evitar que se leve o texto a dizer só aquilo que se gosta de escutar.

2º É o momento da meditação:ruminar,dialogar,atualizar.Pergunta-se:O que o texto diz para mim,para nós?Entrar em dialogo com o texto.Ligar o texto com a vida que a gente vive,com a realidade.

3º Oração:Suplicar,louvar,recitar.O que o texto faz dizer a Deus? É o momento de prece,de vigiar em oração.Chegou a hora de responder a Ele.

6- Colocar-se aberto à palavra para chegar à contemplação:Enxergar,saborear,agir.Contemplar é ter nos olhos algo da sabedoria que leva a salvação;ver o mundo,a vida com os olhos dos pobres,com os olhos de Deus;que supera todas as coisas;o amor de Deus se revela no amor ao próximo,dizer sempre:"Faça-se em mim segundo a tua palavra"(Lc 1,38)

7- Procurar,por todos os meios,que a interpretação seja fiel:Para que o momento da oração não fique só na conclusão dos próprios sentimentos é necessario levar em conta três exigencias:

1ª O resultado da oração deve ser confrontado com a fé da igreja,istoé,com a fé da própria comunidade.

2ª Confrontar com a realidade da vida em que se vive.Estar atento à fé da igreja.O fraco resultado da oração é consequencia de uma não atenta escuta a voz de Deus.

3ª Confrontar sempre o resultado da oração com exegese.A leitura orante não pode ficar parada na letra.Deve procurar o sentido do Espírito(2Cor 3,6)

8- Imitar o exemplo de São Paulo:São Paulo da os seguintes conselhos:

1º A palavra foi escrita para a nossa instrução (1º Cor 10,11)

2º Voltar o olhar para Jesus Cristo,pois só com Ele cai o véu e a escritura se revela como sabedoria que leva a salvação.

3º Paulo fala de " Jesus Cristo crucificado"escândalo para uns e loucura para outros"(2º Cor2,2;1ºCor1,21s).Foi Ele que abriu os olhos para perceber a Palavra viva no meio dos pobres.

4º Misturar o eu e o nós,nunca só o eu e nunca só o nós!

5º Ter presente os problemas: pessoais,familiares,comunitarios,da igreja,do povo,das comunidades.

9- Descobrir na Biblia o espelho do que vivemos hoje:Ter presente que o texto que se leu não é só uma janela por onde se olha para saber o que aconteceu no passado;é tambem um espelho,para ver o que acontece com a gente hoje.

10- Interpretar a vida com a ajuda da Biblia:Na leitura orante da Biblia,o objetivo ultimo não é interpretar a Biblia,mas interpretar a vida.Celebrar a palavra viva que Deus fala hoje na vida de cada um,na vida do povo,na realidade do mundo em que se vive.

Boa leitura,boa oração!