segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Advento - Momento de Parar e Esperar.


O que quer dizer Advento?

O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como se pode deduzir da própria palavra advento que se origina do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa à esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa à perfeição, a harmonia, a eternidade.

Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade.

As leituras do Advento nos convidam para a vigilância, para manter nossos olhos bem abertos para poder descobrir e preparar os caminhos que Jesus escolheu para libertar-nos de todos os males.

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor (Mt 24, 42).

Vamos agora refletir na parábola que Pe.Felix nos contou na missa de ontem:
 
A velocidade da alma

Um viajante, ansioso para chegar logo ao seu destino no coração da África, pagava um salário extra para que os seus carregadores nativos andassem mais rápido. Durante vários dias, os carregadores apressaram o passo.

Certa tarde, porém, todos sentaram-se no chão e depositaram seus fardos, recusando-se a continuar. Por mais dinheiro que lhes fosse oferecido, os nativos não se moviam. Quando, finalmente, o viajante pediu uma razão para aquele comportamento, obteve a seguinte resposta:

"Andamos muito depressa e já não sabemos mais o que estamos fazendo. Agora precisamos esperar até que nossas almas nos alcancem".

A Primeira vela foi  acesa da coroa do advento.

E acendeu-se alguma luz de Jesus em nós?

É tempo de mergulharmos no evangelho e fazer silencio para escutar o que Ele nos quer falar .

Que tal  nesta semana participarmos das Missas ,da Novena de Natal..
 Sexta Feira da Hora Santa que é um momento muito sublime de adoração e Louvor a Jesus,nosso Pai
Um Pai que quebra as regras ao nos desconcertar com seu amor tão surpreendente,um Pai que não quer se ocupar com os erros que você cometeu até o dia de hoje.Porque o amor que Ele tem por você, é um
amor cheio de futuro. Ele não está preso ao seu passado e a Ele não interessa o que você fez ou deixou de fazer de sua vida. A Ele o que importa é o que você ainda pode fazer."

Venha participe! Traga seus amigos sua familia ... 
 
Fonte:Site Paróquia Bom Pastor : http://www.bompastor.dj.org.br/ 

Momento de Reflexão: Pe.Felix Xavier da Silveira

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário