domingo, 28 de novembro de 2010

Novena de Natal

No Domingo, dia 28 de novembro, terá início um novo Ano Litúrgico, denominado "Ano A", durante o qual leremos o evangelista Mateus. O início do novo Ano Litúrgico é marcado pelo Advento.

Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão e a pobreza. Somente na vivência destes elementos, o Natal terá um sentido profundo em nossa vida e não se reduzirá a uma simples lembrança histórica.

1) A expectativa vigilante e alegre caracteriza sempre o cristão e a Igreja. O olhar da comunidade fixa-se com esperança mais segura no cumprimento final, a vinda gloriosa do Senhor: "Maranatha: vem, Senhor Jesus". É o grito e o suspiro de toda Igreja e de cada um de nós, no peregrinar terreno ao encontro definitivo com o Senhor.

2) O Advento deve ser para nós um tempo de grande educação à esperança: uma esperança forte e paciente; uma esperança que aceita a hora da provação, da perseguição e da lentidão no desenvolvimento do reino; uma esperança que confia no Senhor e nos liberta das nossas muitas impaciências.

3) Não existe possibilidade de esperança e de alegria sem retorno ao Senhor de todo o coração, na expectativa da sua volta. A vigilância requer luta contra o torpor e a negligência; requer prontidão e, portanto, desapego dos prazeres e bens terrenos.

4) Enfim, um comportamento que caracteriza a espiritualidade do Advento é o do pobre. Não tanto o pobre em sentido econômico, mas o pobre entendido em sentido bíblico: aquele que confia em Deus e apóia-se totalmente nele. Maria, a mulher do Advento, emerge como modelo dos pobres do Senhor que esperam as promessas de Deus, confiam nele e estão disponíveis à atuação do plano de Deus. Não nos esqueçamos que a pobreza do coração, essencial para entrar no Reino, não exclui, mas exige a pobreza efetiva, a renúncia em colocar a própria confiança nos bens terrenos.

Em toda parte, as famílias se movimentam e se reúnem para vivenciarem intensamente o Advento, tempo precioso de preparação para a grande festa do Nascimento de Jesus. A Novena de Natal é um meio que pode nos ajudar nessa preparação. Um Santo Advento a todos e reforço o compromisso com a Novena de Natal em nossa Paróquia.

Pe. Félix Xavier da Silveira

Dia 30/11 - Terça feira - Início da Novena - Missa às 19h. - Benção das imagens do Menino Jesus


Nenhum comentário:

Postar um comentário