sábado, 3 de setembro de 2011

O mês da Palavra de Deus o que é a Biblia para nós.

Para a Igreja Católica, o mês de setembro é dedicado à Palavra de Deus e a celebração do Dia da Bíblia. “Como posso entender se não há alguém que me explique” (At 8,31)

Para conhecermos um pouco mais a Biblia, A BIBLIA FALA.

A leitura orante da Biblia é como um colírio:limpa os olhos embaçados,para que se comece a enxergar com os olhos de Deus.Para que a Leitura Orante da Biblia seja uma oração frutuosa,faça a leitura seguindo os seguintes passos:

1-Faça se em mim a tua palavra:O momento da Leitura orante da Biblia não é um momento de estudo nem um tempo para realizar um trabalho pastoral,ou adquirir mais conhecimento.É, antes de tudo,um momento de ler a palavra de Deus e escutar o que esta palavra tem a nos dizer para melhor viver o Evangelho de Jesus Cristo.Nesse momento é necessario ter a atitude que o velho Eli recomendou ao menino Samuel:"(...) Fala,Senhor, que teu servo escuta (...)" (1º Sm 3,9).Esta tambem foi a atitude de Maria. " Faça-se em mim segundo a tua palavra"(Lc1,38).

2- Invocar o Espirito:É o momento em que se deve estar aberto a docilidade do Espirito Santo.Escutar Deus não depende da pessoa,mas Dele.É um momento de gratuidade por parte do Pai.Para isso é preciso um preparo vigilante na oração,no silêncio para descobrir o sentido que a palavra de Deus tem para cada um ,hoje.

3- Criar ambiente de recolhimento:É o momento do silêncio.Lugar de recolhimento.Ler a Biblia é como visitar um amigo.Os dois exigem o maximo de atenção,respeito,amizade,entrega e escuta atenta.Uma boa posição do corpo,favorece o recolhimento da mente.

4- Receber a Biblia como livro da Igreja:Ao abrir a Biblia deve-se estar conciente que esse livro não é propriedade pessoal,mas da comunidade.A leitura orante é o barco que nos conduz pelas curvas do rio até o mar.É luz que ilumina as noites escuras da vida.

5-Ter uma correta atitude interpretativa diante da Biblia:Para isso deve-se estar atento a 3 passos ou atitudes:

1º Conhecer,respeitar,situar,ver o que o texto diz.Para isso é importante manter o silêncio,evitar que se leve o texto a dizer só aquilo que se gosta de escutar.

2º É o momento da meditação:ruminar,dialogar,atualizar.Pergunta-se:O que o texto diz para mim,para nós?Entrar em dialogo com o texto.Ligar o texto com a vida que a gente vive,com a realidade.

3º Oração:Suplicar,louvar,recitar.O que o texto faz dizer a Deus? É o momento de prece,de vigiar em oração.Chegou a hora de responder a Ele.

6- Colocar-se aberto à palavra para chegar à contemplação:Enxergar,saborear,agir.Contemplar é ter nos olhos algo da sabedoria que leva a salvação;ver o mundo,a vida com os olhos dos pobres,com os olhos de Deus;que supera todas as coisas;o amor de Deus se revela no amor ao próximo,dizer sempre:"Faça-se em mim segundo a tua palavra"(Lc 1,38)

7- Procurar,por todos os meios,que a interpretação seja fiel:Para que o momento da oração não fique só na conclusão dos próprios sentimentos é necessario levar em conta três exigencias:

1ª O resultado da oração deve ser confrontado com a fé da igreja,istoé,com a fé da própria comunidade.

2ª Confrontar com a realidade da vida em que se vive.Estar atento à fé da igreja.O fraco resultado da oração é consequencia de uma não atenta escuta a voz de Deus.

3ª Confrontar sempre o resultado da oração com exegese.A leitura orante não pode ficar parada na letra.Deve procurar o sentido do Espírito(2Cor 3,6)

8- Imitar o exemplo de São Paulo:São Paulo da os seguintes conselhos:

1º A palavra foi escrita para a nossa instrução (1º Cor 10,11)

2º Voltar o olhar para Jesus Cristo,pois só com Ele cai o véu e a escritura se revela como sabedoria que leva a salvação.

3º Paulo fala de " Jesus Cristo crucificado"escândalo para uns e loucura para outros"(2º Cor2,2;1ºCor1,21s).Foi Ele que abriu os olhos para perceber a Palavra viva no meio dos pobres.

4º Misturar o eu e o nós,nunca só o eu e nunca só o nós!

5º Ter presente os problemas: pessoais,familiares,comunitarios,da igreja,do povo,das comunidades.

9- Descobrir na Biblia o espelho do que vivemos hoje:Ter presente que o texto que se leu não é só uma janela por onde se olha para saber o que aconteceu no passado;é tambem um espelho,para ver o que acontece com a gente hoje.

10- Interpretar a vida com a ajuda da Biblia:Na leitura orante da Biblia,o objetivo ultimo não é interpretar a Biblia,mas interpretar a vida.Celebrar a palavra viva que Deus fala hoje na vida de cada um,na vida do povo,na realidade do mundo em que se vive.

Boa leitura,boa oração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário