segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Missa de posse e acolhimento ao Pe.Rafael Casarin

VOSSA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMO SENHOR DOM VICENTE COSTA, BISPO DIOCESANO DE JUNDIAÍ


REVERENDÍSSIMO PADRE CARLOS RAFAEL CASARIN

Foi com alegria no coração, e ciente da responsabilidade que me foi confiado, que aceitei ser o portador desta mensagem de boas vindas ao Padre Rafael, e de agradecimento a Dom Vicente.

A Paróquia Bom Pastor está em festa pela posse do nosso novo pároco, Padre Rafael, que em comunhão com o nosso querido Bispo Dom Vicente, servirá ao povo de Deus que se reúne ao redor do altar para celebrar a sua fé nesta comunidade.

Repetindo as palavras de Dom Vicente, quando de sua nomeação como Bispo Diocesano de Jundiaí: “É tempo de crescermos no amor a Deus e à Igreja, de avançarmos para águas mais profundas (Lc 5,4), de ir em busca do novo e do ainda não vivido plenamente, confiantes na força renovadora do Espírito Santo, que sopra onde quer (Jo 3,8).

Dom Vicente, a Lumen Gentium, ensina que, por instituição divina, os Bispos sucederam aos Apóstolos como pastores da Igreja: quem os ouve, ouve a Cristo; quem os despreza, despreza a Cristo e Àquele que o enviou (Lc 10,16).

O senhor, escolhido para apascentar o rebanho de Cristo, é ministro de Cristo e administrador dos mistérios de Deus, e representa de forma eminente e visível, o próprio Cristo, Mestre, Pastor e Pontífice, e age em Seu nome (LG 20,21), por isso, tenha certeza que sempre o ouviremos, pois estaremos ouvindo o próprio Cristo.

Conhecemos também o seu zelo pastoral, e que, iluminado pelo Espírito Santo, o senhor discerniu qual o padre que melhor conduziria a Paróquia Bom Pastor em face de sua realidade e necessidades específicas, visando assim o melhor para toda a Igreja da diocese de Jundiaí. Neste sentido, acolhemos e damos graças a Deus pela escolha do Padre Rafael, pois “ele vem em nome do Senhor” (Mc 11,9), escolhido segundo o coração de Deus, para apascentar nossa comunidade com conhecimento e prudência (Jr 3,15).

Padre Rafael, São João Maria Vianney, o padroeiro dos padres, costumava dizer que: “O sacerdócio é o amor do coração de Jesus; e dizia também: depois de Deus, o sacerdote é tudo”. É nesta direção que gostaria de me dirigir ao senhor e agradecer pela coragem de, a partir desta data, assumir com este amor que brota do coração de Jesus a missão de pastorear esta porção do rebanho de Deus, de viver para a comunidade e de colocar-se a serviço do seu rebanho.

Sem dúvida, nossa comunidade, já com seus 28 anos, é madura e estruturada. Não obstante, possui ainda vários desafios a serem superados, obstáculos a serem vencidos e batalhas a serem conquistadas.

Repetimos as mesmas palavras dos gregos que se dirigiram a Filipe: “Queremos ver Jesus!” (Jo 12,20-21), porém, conforme homilia de Dom Vicente durante a missa para instalação da Capelania de Santo Antônio, “queremos ver com clareza, com nitidez”. Esta é a direção segura que temos a certeza que o senhor, iluminado pelo Espírito Santo, saberá nos guiar, pois é próprio do presbítero ensinar não a própria sabedoria, mas a palavra de Deus e convidar instantemente a todos à conversão e à santidade (Presbyterorum Ordinis, 4).

Padre Rafael, com sua juventude e dinamismo, o senhor sem dúvida saberá fortalecer a fé de nossos jovens, pois o futuro da Igreja está nas mãos dos jovens, e por que não, a suscitar novas vocações, atendendo ao apelo do Papa Bento XVI em mensagem ao 48º Dia Mundial das Vocações.

Finalizando, Padre Rafael, que possamos juntos dar continuidade àquilo que já é ótimo; melhorar aquilo que está bom; e corrigir aquilo que ainda é problema.

Pedimos a Deus que sempre o ilumine em sua missão Sacerdotal, que o Espírito Santo lhe dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas e que o manto de Nossa Senhora sempre esteja sobre ti para lhe cobrir de bênçãos vindas dos céus.

Seja bem vindo e acolhido em nossa Paróquia, recebendo de todos o nosso abraço fraterno e nossas orações!

Muito Obrigado!

Paróquia Bom Pastor

Alphaville, Santana de Parnaíba

20/02/2011
-: John Hoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário