terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

"Semana da Saúde na Paróquia Bom Pastor" 01 a 05 de fevereiro

Hoje iniciamos a "Semana da Saúde na Paroquia Bom Pastor" onde estamos meditando nas palavras do Papa Bento XVI que nos fala da importancia de olharmos os doentes cujo tema :

«Pelas suas chagas fostes curados» (1 Pd 2, 24).

Queridos doentes e sofredores, é justamente através das chagas de Cristo que podemos ver, com olhos de esperança, todos os males que afligem a humanidade. Ressuscitando, o Senhor não tirou o sofrimento e o mal do mundo, mas extirpou-os pela raiz. À prepotência do Mal opôs a onipotência do seu Amor. Indicou-nos então, que o caminho da paz e da alegria é o Amor: “Como Eu vos amei, vós também vos deveis amar uns aos outros” (Jo 13, 34). Cristo, vencedor da morte, está vivo no meio de nós E enquanto com São Tomé dizemos também: “Meu Senhor e meu Deus”, seguimos o nosso Mestre na disponibilidade a prodigalizar a vida pelos nossos irmãos (cf. 1 Jo 3, 16), tornando-nos mensageiros de uma alegria que não teme a dor, a alegria da Ressurreição.

São Bernardo afirma: “Deus não pode padecer, mas pode compadecer”. Deus, a Verdade e o Amor em pessoa, quis sofrer por nós e conosco; fez-se homem para poder compadecer com o homem, de modo real, em carne e sangue. Em cada sofrimento humano, portanto, entrou Aquele que partilha o sofrimento e a suporta; em cada sofrimento difunde-se a con-solatio, a consolação do amor partícipe de Deus para fazer surgir à estrela da esperança (cf. Carta enc. Spe salvi, 39).

A vós, queridos irmãos e irmãs, repito esta mensagem, para que sejais suas testemunhas através do vosso sofrimento, da vossa vida e da vossa fé.

01 de fevereiro - Iniciamos a Semana com o terço dos homens.

02 de fevereiro - Festa da apresentação do Senhor.

Apresentação do Senhor é a festa de Cristo « luz dos povos », e do encontro (« Ypapanti ») do Messias com o seu povo, no Templo de Jerusalém.

O gesto de obediência à lei e de oferta, feito por Maria e José que levam o Menino Jesus para oferecê-lo ao Templo, inspira a presença nesta celebração de tantos consagrados e consagradas: eles e elas representam aqueles que escolheram a via dos conselhos evangélicos, na rica variedade dos carismas que tornam a Igreja mais linda com os dons do Espírito e preparada para desempenhar sua missão universal do Evangelho; além disso, eles e elas estão aqui para renovar os compromissos de sua consagração e missão.

A celebração compreende três momentos:

A liturgia da luz terá início com o acendimento e a bênção das velas.

A liturgia da palavra culminará com a homilia, com a oração de agradecimento pelo dom da vida consagrada e o compromisso de fidelidade no seguimento de Cristo e na missão apostólica.

A liturgia eucarística será o selo do encontro com Cristo e da oferta com Ele da vida consagrada, a fim de que Ele seja « luz para iluminar os povos ».

O dia 02 de fevereiro é o momento culminante da nossa celebração . Devemos nos preparar para isso através da meditação sobre o dom da própria vocação à consagração total de si a Cristo, numa experiência de sincero arrependimento das próprias faltas e de renovado amor, para viver uma relação mais verdadeira com Deus e com o próximo. Agora, na Celebração Eucarística — com Cristo, em Cristo e por Cristo — conduzidos pelo Espírito, queremos oferecer ao Pai a nossa vida renovada na fé, na esperança e na caridade.

Convido a todos os Cristãos para a Celebração Eucarística ,que esta missa tenha uma grande participação do povo de Deus.

Momento de Reflexão: Pe.Felix Xavier da Silveira

                                  
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário