segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Primeira Comunhão

A Paróquia Bom Pastor teve um final de semana bastante movimentado e abençoado .Um momento lindo onde mais de 200 crianças estiveram para sua " Primeira Comunhão" é sempre um dia muito importante. Mas não menos importante é a ajuda que eles precisam para se manterem na Fé e para isso eles precisam da ajuda dos pais

Carta aos Pais

Estimados Pais das crianças da Primeira Comunhão:

(...) A festa da Primeira Comunhão dos vossos filhos é também a vossa festa. Eles são fruto do vosso amor, cresceram com a vossa dedicação, dão este passo apoiados em vós.
Desejo chamar a vossa atenção para o fundamento espiritual e interior desta festa: É a visita maravilhosa do Senhor Jesus, presente no sacramento da Eucaristia, ao coração dos vossos filhos. É este fundamento espiritual que dá beleza e encanto à Primeira Comunhão. Se cuidamos só do brilho e da aparência exterior (as roupas, as flores, o lanche, as prendas…) e esquecemos a visita sacramental de Jesus, esvaziamos a festa do seu significado. Certamente, todos deseja-mos que a Primeira Comunhão seja o início de uma amizade profunda e duradoura com o Senhor que dê, ao longo da vida deles, muitos frutos: frutos de alegria, de esperança, de amor, de santidade e de paz.

Além de ser um encontro íntimo com o Senhor e uma ligação mais ativa com a Igreja, a Primeira Comunhão é ainda uma festa da família. Dá continuação ao Batismo que os pais pediram. De fato, o Batismo está orientado para a Eucaristia e a Eucaristia é a coroa do Batismo. Vós, Pais, sois, portanto, chamados a preparar e a viver com os vossos filhos este momento da Primeira Comunhão. Como podem e devem os Pais preparar esta celebração?

Educar na amizade com Jesus ensinando os filhos a falar-Lhe através da oração. Procurem os Pais criar nos filhos hábitos de oração.

Iniciar os filhos nos gestos e sinais de veneração pela presença de Jesus na Eucaristia (No Santíssimo Sacramento, como dizemos habitualmente). Entrem com os filhos na Igreja da sua comunidade e ensinem-nos a descobrir e a venerar Jesus na Eucaristia (chamem a atenção para o significado da lâmpada do Santíssimo, do silêncio, da genuflexão, do gesto de se benzer, do momento de oração pessoal, etc.).

Participar com os filhos na Eucaristia Dominical e na comunhão; esforcem-se os Pais por acompanhar os filhos na participação da Missa Dominical.

Esperando da vossa parte o melhor acolhimento a este convite, manifesto o grande apreço e dedicação por todos vós.
Fonte: texto carta D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém.

Parabéns a todas Catequistas e ao Pe. Felix  que tanto carinho demonstra pelas crianças incentivando os sempre com sua Benção Especial todos os Domingos .

Vamos agora ao Momento de Reflexão:Pe.Felix Xavier da Silveira

                              
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário