sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O que é a Biblia para nós

Em setembro no mês da Biblia tivemos em cada domingo uma representação bem interessante em como conhecermos um pouco mais a Biblia,titulo A BIBLIA FALA...



A Bíblia fala, anda e responde a várias perguntas sobre seu conteúdo divino. Uma pessoa da comunidade ´"vestida" de Bíblia chama os fiéis para a interatividade. A idéia representa uma ótima oportunidade para você aprofundar seus conhecimentos sobre a Sagrada Escritura. Abaixo, as perguntas e as respostas das três primeiras semanas.


1º Domingo (4 e 5)
Senhora Bíblia, é verdade que São Jerônimo a escreveu?

Não foi um só homem que me escreveu, foram muitos, mas todos foram inspirados pelo Espírito Santo.

Porque a Senhora foi escrita?

Para contar o passado aos nossos filhos. Para anunciar o futuro que Deus está nos preparando e mostrar no presente que Ele está caminhando conosco.

Quanto tempo vou levar para conhecer tudo o que a Senhora tem para nos ensinar?

Se você dedicar meia hora por dia, lendo 4 ou 5 capítulos, dentro de um ano você me conhecerá por inteira.

Só um ano?

Sim muito menos tempo que você gasta com outras leituras, e olha o que eu tenho a lhe oferecer são palavras de vida eterna!

Existe alguma diferença entre a Senhora e as Bíblias de outras religiões?

Sim existe, mas explicarei no nosso próximo encontro, durante este mês de setembro.

2º Domingo (11 e 12)
Dona Bíblia, somos gratos pela sua presença no meio de nós. Diga-nos, continuando a nossa conversa de domingo passado: existe diferença entre a Bíblia dos católicos e a Bíblia dos não católicos?

Sim existe. Depois de alguns séculos, a Igreja Católica definiu a forma final da Bíblia, com os seus 73 livros (46 do Antigo e 27 do Novo Testamento). A Bíblia não católica tem apenas 66 livros. Lutero, no século XVI, e, principalmente seus seguidores, rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, 1 e 2 Macabeus, além de partes dos livros de Ester e Daniel.

Agora entendo! É por isso que a Bíblia católica contém mais livros do que a Bíblia não católica. Mas, Dona Bíblia, por que a Bíblia católica tem mais livros?

A Bíblia católica adota o índice (cânon), chamado Alexandrino ou dos Setenta. Eu explico:
Em Alexandria, no Egito, cerca de 200 anos antes de Cristo, já havia uma influente colônia de judeus vivendo em terra estrangeira e falando grego. O rei do Egito, Ptolomeu, queria ter todos os livros conhecidos na famosa biblioteca de Alexandria; então mandou buscar 70 (setenta) rabinos, para traduzirem os Livros Sagrados hebraicos para o grego, entre os anos 250 e 100 a. C.. Surgiu, assim, a versão grega chamada Alexandrina ou dos Setenta, que a Igreja Católica sempre seguiu.

Não é o mesmo índice (cânon) adotado pela Bíblia não católica?

Não. A Bíblia não católica adotou o índice (cânon) do Sínodo de Jâmnia
No ano 100 da nossa era, os rabinos judeus se reuniram no Sínodo de Jâmnia, no sul da Palestina, a fim de definir a Bíblia Judaica. Isto porque, nesta época começavam a surgir o Novo Testamento com os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos, que os judeus não aceitaram. Nesse Sínodo, os rabinos definiram como critérios para aceitar que um livro fizesse parte da Bíblia, o seguinte:
1. O livro deveria ter sido escrito na Terra Santa;
2. Escrito somente em hebraico (nem aramaico e nem grego);
3. Escrito antes de Esdras (455 – 428 a.C.);
4. Sem contradição com a Tora ou a Lei de Moisés.
Essas são as razões históricas da diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia não católica.

Dona Bíblia, quantos esclarecimentos importantes a Senhora está nos dando. Para finalizar a nossa conversa de hoje: o que é VULGATA?

O Papa São Dâmaso (366-384), no século IV, pediu a são Jerônimo que fizesse uma revisão das muitas traduções latinas que havia da Bíblia, o que gerava certas confusões entre os cristãos. São Jerônimo revisou o texto grego do Novo Testamento e traduziu do hebraico o Antigo Testamento, dando origem ao texto latino chamado Vulgata, usado até hoje.
Assim, VULGATA é o nome dado à tradução latina da Bíblia, feita por são Jerônimo, a pedido do Papa. Talvez seja por isso que algumas pessoas se confundem e afirmam que foi são Jerônimo quem escreveu a Bíblia.

Bem minha gente, antes de me despedir, gostaria de fazer dois convites:
A Para voltarem na próxima semana quando falaremos sobre o modo de orarmos através da leitura da Bíblia.
B – Para participarem da campanha que nossa comunidade está realizando. Que é a arrecadação de Bíblias para serem doadas às crianças que freqüentam a catequese nas paróquias vizinhas. Convido a todos para participarem desta Campanha a fim de que mais crianças possam ser evangelizadas, através da palavra de Jesus Cristo.

3º Domingo (18 e 19)
1.Dona Bíblia, muitas pessoas dizem que não a lêem, pois a acham difícil e complicada. A Senhora realmente é difícil e complicada?

Resposta: Nossa! Que bobagem! Não sou nem difícil e nem complicada.
O que acontece é que muitas pessoas procuram ler-me como seu eu fosse um livro de história, e essa forma de ler não é correta. Para me entenderem, as pessoas deveriam me ler como se estivessem fazendo uma oração.

2.Lê-la como se estivesse fazendo uma oração? Rezando? Como assim?

Resposta: Então...., como nós sabemos os meus livros foram escritos por diversos autores, mas todos inspirados por Deus.
Por isso, quando vocês me lerem, devem entender que a leitura da Bíblia é como um diálogo que Deus tem com cada um de vocês, que procuram descobri-lo e também descobrir seu plano de amor para todo o seu povo.

3.Você pode dar algumas pistas de como esse diálogo, essa leitura orante se transforma em oração?

Resposta: Claro que sim! E com prazer!
Antes de começar a minha leitura, vocês devem:
- Invocar o Espírito Santo;
- Criar um ambiente de recolhimento
Devem também:
- Ter sempre em mente que os meus livros são a palavra de Deus.
- Se colocarem abertos à palavra, para: enxergar, saborear e agir.
Lembrem-se das palavras de Maria: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

4.Puxa! Que interessante! Você gostaria de dizer mais alguma coisa sobre esse assunto?

Resposta: Gostaria sim!
Gostaria que todos entendessem queum momento de leitura da Palavra de Deus e de escuta do que Ele nos diz pessoalmente, a leitura orante, não pode ser somente um momento de estudo, nem um tempo para se conhecer a história.
A leitura orante dos meus livros é antes de tudo, para viver melhor o Evangelho de Jesus.

5.Muito obrigado Bíblia.

Resposta: De nada, mas antes de me despedir gostaria de lembrar a campanha que a nossa comunidade está realizando. Que é a arrecadação de Bíblias para serem doadas às crianças que freqüentam a catequese nas paróquias vizinhas. Convido a todos para participarem desta Campanha a fim de que mais crianças possam ser evangelizadas, através da palavra de Jesus Cristo.

Na saída você receberá um roteiro que o ajudará a fazer uma experiência da leitura orante da Bíblia.
Na semana que vem nos encontraremos novamente e quem quiser poderá contar sua experiência de oração.

A leitura orante da Biblia é como um colírio:limpa os olhos embaçados,para que se comece a enxergar com os olhos de Deus.Para que a Leitura Orante da Biblia seja uma oração frutuosa,faça a leitura seguindo os seguintes passos:

1-Faça se em mim a tua palavra:O momento da Leitura orante da Biblia não é um momento de estudo nem um tempo para realizar um trabalho pastoral,ou adquirir mais conhecimento.É, antes de tudo,um momento de ler a palavra de Deus e escutar o que esta palavra tem a nos dizer para melhor viver o Evangelho de Jesus Cristo.Nesse momento é necessario ter a atitude que o velho Eli recomendou ao menino Samuel:"(...) Fala,Senhor, que teu servo escuta (...)" (1º Sm 3,9).Esta tambem foi a atitude de Maria. " Faça-se em mim segundo a tua palavra"(Lc1,38).

2- Invocar o Espirito:É o momento em que se deve estar aberto a docilidade do Espirito Santo.Escutar Deus não depende da pessoa,mas Dele.É um momento de gratuidade por parte do Pai.Para isso é preciso um preparo vigilante na oração,no silêncio para descobrir o sentido que a palavra de Deus tem para cada um ,hoje.

3- Criar ambiente de recolhimento:É o momento do silêncio.Lugar de recolhimento.Ler a Biblia é como visitar um amigo.Os dois exigem o maximo de atenção,respeito,amizade,entrega e escuta atenta.Uma boa posição do corpo,favorece o recolhimento da mente.

4- Receber a Biblia como livro da Igreja:Ao abrir a Biblia deve-se estar conciente que esse livro não é propriedade pessoal,mas da comunidade.A leitura orante é o barco que nos conduz pelas curvas do rio até o mar.É luz que ilumina as noites escuras da vida.

5-Ter uma correta atitude interpretativa diante da Biblia:Para isso deve-se estar atento a 3 passos ou atitudes:

Conhecer,respeitar,situar,ver o que o texto diz.Para isso é importante manter o silêncio,evitar que se leve o texto a dizer só aquilo que se gosta de escutar.

É o momento da meditação:ruminar,dialogar,atualizar.Pergunta-se:O que o texto diz para mim,para nós?Entrar em dialogo com o texto.Ligar o texto com a vida que a gente vive,com a realidade.

Oração:Suplicar,louvar,recitar.O que o texto faz dizer a Deus? É o momento de prece,de vigiar em oração.Chegou a hora de responder a Ele.

6- Colocar-se aberto à palavra para chegar à contemplação:Enxergar,saborear,agir.Contemplar é ter nos olhos algo da sabedoria que leva a salvação;ver o mundo,a vida com os olhos dos pobres,com os olhos de Deus;que supera todas as coisas;o amor de Deus se revela no amor ao próximo,dizer sempre:"Faça-se em mim segundo a tua palavra"(Lc 1,38)

7- Procurar,por todos os meios,que a interpretação seja fiel:Para que o momento da oração não fique só na conclusão dos próprios sentimentos é necessario levar em conta três exigencias:

O resultado da oração deve ser confrontado com a fé da igreja,istoé,com a fé da própria comunidade.

Confrontar com a realidade da vida em que se vive.Estar atento à fé da igreja.O fraco resultado da oração é consequencia de uma não atenta escuta a voz de Deus.

Confrontar sempre o resultado da oração com exegese.A leitura orante não pode ficar parada na letra.Deve procurar o sentido do Espírito(2Cor 3,6)

8- Imitar o exemplo de São Paulo:São Paulo da os seguintes conselhos:

A palavra foi escrita para a nossa instrução (1º Cor 10,11)

Voltar o olhar para Jesus Cristo,pois só com Ele cai o véu e a escritura se revela como sabedoria que leva a salvação.

Paulo fala de " Jesus Cristo crucificado"escândalo para uns e loucura para outros"(2º Cor2,2;1ºCor1,21s).Foi Ele que abriu os olhos para perceber a Palavra viva no meio dos pobres.

Misturar o eu e o nós,nunca só o eu e nunca só o nós!

Ter presente os problemas: pessoais,familiares,comunitarios,da igreja,do povo,das comunidades.

9- Descobrir na Biblia o espelho do que vivemos hoje:Ter presente que o texto que se leu não é só uma janela por onde se olha para saber o que aconteceu no passado;é tambem um espelho,para ver o que acontece com a gente hoje.

10- Interpretar a vida com a ajuda da Biblia:Na leitura orante da Biblia,o objetivo ultimo não é interpretar a Biblia,mas interpretar a vida.Celebrar a palavra viva que Deus fala hoje na vida de cada um,na vida do povo,na realidade do mundo em que se vive.

Boa leitura,boa oração!


                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário