domingo, 14 de novembro de 2010

Perseverar para ganhar a vida.

EXIGÊNCIAS DA VIDA


Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp

Como se manter firme e perseverante na fé numa sociedade ainda marcada pela injustiça e pela opressão? A resposta não parece fácil. Somos exortados a manter-nos firmes na fé e lutar por uma sociedade justa e fraterna. Tarefa que todos os discípulos e discípulas do Mestre são chamados a realizar.
Diariamente, ao ligar o rádio, a televisão, ao acessar a internet, deparamos com uma série de notícias que nos desanimam e parecem nos aprisionar. São notícias de morte, de fome, de solidão, entre tantas outras semelhantes. Elas nos imobilizam e nos deixam sem ação. Parece que somos pequenos demais para mudar o rumo de uma sociedade marcada pela violência, que devasta, destrói e divide.

Mas há uma esperança. Ela vem da palavra de Deus. Palavra que nos dá a certeza de que não estamos lutando sozinhos, pois o Cristo se faz um conosco.

Nesse sentido, “o evangelho de hoje nos convida a descobrir e valorizar a resistência inteligente das comunidades enquanto forma de construir sociedade nova”. Essa nova sociedade não é uma utopia. Ela pode ser uma realidade para os que mantêm acesa em seu coração a fé no Ressuscitado, que vive no nosso meio.

Para tanto, é necessária uma resistência solidária e inteligente. Ela diz respeito à atuação da comunidade de fé formada pelos diversos grupos de pastorais e movimentos populares presentes na comunidade. Empenhados no projeto salvífico, formamos uma família. Família que luta corajosamente até o fim, sem desistir, mesmo sabendo que poderá sofrer muito por isso, como sofreu Jesus.

De fato, quem se põe a lutar contra os poderes deste mundo está sujeito a riscos. Risco de ser odiado e até mesmo morto. Como nos assegura o evangelista: “Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida” (Lc 21,17).

Diante do medo, que às vezes nos aprisiona, e de uma fé vacilante, Jesus nos assegura que é nos mantendo firmes que nós ganharemos a vida. Nosso Mestre caminha conosco. A celebração comunitária da palavra de Deus nos ajuda a manter viva a esperança e nos anima no testemunho cristão.

                                       
                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário