domingo, 30 de outubro de 2011

AUTENTICIDADE CRISTÃ

Uma das práticas mais reprováveis do cristão é a incoerência entre fala e ação. Quantas belas palavras e discursos maravilhosos ouvimos e proferimos diariamente, mas, quando comparamos isso com nosso agir, quanta hipocrisia!

Jesus é severo contra a hipocrisia dos legisladores e dos fariseus e nos convida a não imitá-los. Será que hoje podemos aplicar a censura de Jesus só aos políticos e às autoridades civis e religiosas ou ela se aplica também a nós, simples mortais, que nos denominamos cristãos?

O alerta de Jesus é para todos. Proferimos palestras maravilhosas sobre o amor, a paz, o respeito; depois, em ambientes privados, somos grosseiros, violentos e desleais. Na comunidade somos zelosos, devotos e nos sentamos em lugares de destaque nas celebrações eucarísticas; depois, em casa, maltratamos a esposa ou não damos atenção aos filhos. Somos generosos com a comunidade, pagamos o dízimo de forma exemplar; depois, no mundo do trabalho, sonegamos impostos, logramos os fregueses, somos injustos com os empregados. Belos discursos sobre os problemas da terceira idade ou sobre as crianças de rua; depois, no dia a dia, não conseguimos sequer dar atenção a um idoso e jamais abraçamos uma criança.

Jesus acusa os fariseus e os letrados de ontem e de hoje porque se mostram severos com os outros e tolerantes demais consigo mesmos; porque assumem o poder como meio de dominar e ocasião de enriquecimento, em vez de vê-lo como serviço; porque aproveitam do saber para enganar e dominar, em vez de partilhá-lo para aproximar e libertar as pessoas; porque gostam de títulos honoríficos e seu comportamento obscurece o título do verdadeiro mestre – Cristo, manso e humilde de coração.

Podemos aprender do evangelho de hoje a superar toda tendência de vaidade, de busca de superioridade. Esse evangelho nos convida a reconhecer que somos todos irmãos e nosso verdadeiro Pai é Deus – e nosso autêntico líder é Cristo. Na sincera humildade está a grandeza de cada pessoa, e no testemunho verdadeiro, sem falsidade, está nossa prova de autênticos cristãos.

Pe. Nilo Luza, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário