sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Ministro Extraordinário da Comunhão

Inicialmente, convém esclarecer o nome correto deste ministério, que por vezes se faz confusão. A denominação do ministro que auxilia o sacerdote na distribuição da Comunhão é “Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE)”.
É importante ressaltar que “Ministro da Eucaristia” somente se refere ao sacerdote (padres e bispos), pois só o sacerdote validamente ordenado é o ministro capaz de gerar o sacramento da Eucaristia, atuando “in persona Christi”.

O MESCE é “extraordinário”, pois estamos falando de ministros leigos não ordenados. A função do MESCE é devidamente reconhecida pela Igreja (por exemplo, vide a Instrução sobre a Colaboração dos Fiéis Leigos no Sagrado Ministério dos Sacerdotes, de 13 de Agosto de 1997, elaborado pela Congregação para o Clero e várias outras Congregações).

Trata-se de um serviço litúrgico, que visa ajudar o sacerdote e o diácono na distribuição da Comunhão aos fiéis, durante a celebração da santa Missa. O MESCE administra também a Comunhão na Celebração da Palavra, bem como exerce um intenso apostolado com os doentes, quer nos hospitais, quer em suas residências, levando a Comunhão aos enfermos, idosos e impedidos, para que estes se fortaleçam com o Pão da Vida, além de fazer a purificação dos vasos sagrados após a Comunhão. Em situações excepcionais o MESCE poderá também presidir a Celebração da Palavra, quando o Pároco e o Diácono estiverem ausentes.

Além disso, naquelas Missas onde não há participação dos coroinhas, o MESCE faz a função do Acólito, auxiliando em levar a cruz processional, apresenta o missal ao padre para as Orações da Coleta e Pós-Comunhão, ajuda na preparação da mesa do altar, etc... Outra faculdade do MESCE é a de fazer a Celebração de Exéquias (celebração pelos mortos) na falta de um padre ou diácono.

O candidato é escolhido e convidado pelo Pároco, e passa por um breve curso de formação. A Instrução acima mencionada estabelece que “o fiel candidato para esse encargo seja devidamente instruído sobre a doutrina eucarística, sobre a índole do seu serviço, sobre as rubricas que deve observar para a devida reverência a tão augusto Sacramento e sobre a disciplina que regulamenta a admissão à comunhão”.

O MESCE é devidamente investido pelo Bispo Diocesano, que poderá delegar a função ao Pároco, através de um Rito de Investidura feito durante a celebração da Eucaristia, e apresentado a toda comunidade.

Atualmente a Paróquia Bom Pastor conta com uma equipe de 25 ministros que estão a serviço da comunidade, a fim de fazer possível a comum união de todos os fiéis com Cristo, no Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor.

John Hoe, catequista e ministro - Materia Jornal o Caminho de nossa Paroquia

site: http://www.bompastor.dj.org.br/novo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário